segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Atividade 3 do Módulo 6


ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE AÇÃO PEDÁGOGICA



1.     Título

“Descobrindo o mundo das abelhas”

2.     Localização

Escola de Agronomia Venceslau Brás, Av. Brasil-Rio de Janeiro-RJ . O projeto foi elaborado para ser desenvolvido com crianças de 08 a 10anos .

     3.Tema

O projeto terá como assuntos principais: “A abelha e o meio urbano”, “A criação de abelhas sem ferrão”,  “Construindo um novo habitat- caixas racionais”, “Aprendendo a preservar” e “Cultivando mel”.

4.Objetivos

Esse projeto tem como objetivo promover o respeito à  natureza e a importância da sua preservação. A escola propõe que todos os alunos realizem aprendizagens significativas, onde todos os alunos possam adquirir gosto pela aprendizagem e aprendam a aprender.

O projeto tem interesse em na participação de forma reconhecida pelo praticante  e nos espaços da unidade escolar e também em estimular a autoconfiança nas relações de aprendizagem, através de intervenções que busquem resultados mais eficazes. Através de intervenções pedagógicas para o desenvolvimento de cada aluno.



5.Justificativa

Criado com o intuito de ensinar as crianças a importância do meio ambiente e o impacto ambiental causado pela sociedade e dessa forma desenvolver desde cedo nelas a consciência sobre sustentabilidade.

Ele foi pensado com a finalidade de melhorar a qualidade de vida  e mostrar que o maior predador é o homem. De forma que, a partir de agora essas novas gerações tenham a possibilidade de devolver a  natureza o que gerações passadas  dela tirou.

6.Metodologia

Para que o projeto se desenvolva serão feitas aulas teóricas explicando com uma linguagem mais fácil para as crianças sobre o meio ambiente, os impactos que o homem tem causado na natureza, Afalar sobre a abelha e sua importância em especial a abelha sem ferrão, assim como a criação de abelhas nos centros urbanos.

 Passando assim as aulas práticas, onde ocorrerão visitas ao centro de meliponicultura com o intuito de mostrar a diferença entre o meio tradicional e o meio racional de produção de mel com abelhas sem ferrão, depois será estimulado ao desenvolvimento de protótipos de caixas racionais e a simulação de cultivo de mel.

7 Recursos

7.1 Infra-estrutura  de informática

A  utilização da informática  com utilização de jogos educativos que estimulem a criança.

Sites  que aprofundem o conhecimento teóricos do que está sendo ensinado na pratica

7.2 Ferramentas computacionais

Assim, como no  Registro de Estudo de Caso , a ferramenta para esse  projeto é o Windows Movie Maker para produção de vídeos educativos especiais para crianças ente 08 e 10 anos. Assim, como o Audacity para a elaboração de histórias que facilitam o entendimento do aluno.

8.Cronograma


Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul
Ago
Set 
Out
Nov
Dez
Ativ 1
Apresentação
do
projeto






x
x




Ativ 2
Aulas teóricas
e
Aulas práticas







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x
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 x

Ativ 3
Conclusão
 do
curso









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9.Acompanhamento  dos resultados

O curso será efetuado duas vezes por semana com aulas teóricas e práticas com uma carga horária mínima de quatro horas semanas. A participação no projeto será dada a partir da apresentação de laudo médico para saber se o aluno pode ter algum tipo de alergia que venha a prejudicá-lo.

A avaliação será composta de provas práticas, como a criação de abelhas sem ferrão dentro de caixas racionais para a fabricação de mel, também contarão a presença e participação dentro de sala.

O projeto terá  a duração de um semestre e utilizará recursos áudio- visuais para ajudar nas aulas teóricas. O projeto será dado especificamente através do manejo das abelhas sem ferrão, Todo projeto será registrado por meio fotográfico a fim de ampliar seu acervo cultural e também fazer exposições no mural .

E ainda será utilizada a  cartilha sobre meliponicultura para facilitar o aprendizado, assim como, desenhos feitos a partir do que foi  ensinado na prática.

   



 


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