segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Para proteger a imagem do aluno, não serão publicadas no blog as fotos do mesmo.


REGISTRO DE ESTUDO DE CASO

Atividade 2 Módulo 6



1.1 Pesquisa diagnóstica:

·       Caracterização do PNE:

O aluno em questão, tem 23 anos de idade e cursa o terceiro ano do ensino médio técnico de  administração. Ele possui Síndrome de Asperger, e declara ter dificuldades para organizar suas ideias, responder a perguntas ditadas e de memorização.

 Ele também declara que possui desvio de atenção perante aos barulhos provocados pela turma, dessa forma ele não consegue se concentrar nas aulas.

Ele é um rapaz de bom relacionamento com toda a unidade escolar e aplicado às instruções técnicas do curso escolhido. Ele tem grande interesse em fatos históricos, em especial da II Guerra Mundial, e também tem facilidade com uso e consertos de equipamentos tecnológicos.





·       Informações fornecidas pela família:

Segundo seus pais, o aluno tem dificuldades de abstração, e se esquece muito de fatos e coisas, mas não de instruções e acredita em tudo e em todos.

A mãe descobriu  que ele possuía a síndrome aos quatro anos de idade,  quando levou o menino ao médico, a pedido da escola, pois ele era muito agitado.



·       Aspectos importantes de sua trajetória escolar:

O aluno sempre frequentou escolar regular.  No ensino fundamental ele foi para a escola Gaspar Viana, em Irajá- Rio de Janeiro, onde concluiu o fundamental, com o auxilio da sala de recursos.

Porém, quando foi para o ensino médio, no Juscelino Kubitschek, o aluno ficou meio perdido por não ter sala de recursos. Os pais sempre foram muito presentes, permitindo que o aluno fizesse tudo ao seu tempo .

Com a criação da sala de recursos, no ano de 2010, ele foi o primeiro aluno a frequentar a sala e inclusive ele ajudou na montagem da mesma, através de montagem de equipamentos.



·       Ações implementadas para impulsionar o desenvolvimento do aluno:

O aluno possui muita dificuldade em química, português, literatura e matemática.Com o atendimento na Sala de Recursos, pode ser observado sua dificuldade de concentração.

 Com isso, foram elaborados vídeos, documentários, encenações, para facilitar sua compreensão sobre esses assuntos.  Tudo sendo sempre repetido até que capitasse toda a matéria. Assim como jogos, tais como: jogo da memória, quebra cabeça e cartas tudo com o intuito de estimular a memorização do que foi aprendido em sala de aula.

Ele vai a sala de recursos todo dia nos intervalos das aulas, e também é o aluno mais participativo, e ajudava na organização dos equipamentos.



1.2- Proposição tecnológica escolhida: Objetos de aprendizagem



Esta técnica foi escolhida por apresentar várias formas de ajudar o aluno a memorizar. Com a utilização do programa Audacity e do Windows Movie Maker ele passa a ter acesso ao conteúdo aprendido em sala de aula.

Esses dois programas são muito importantes para seu avanço na escola pois agem como forma de concentrar e prender a atenção do aluno. Pois, toda sua base de aprendizagem é visual, e ele se identificou muito com a utilização desses recursos.














Nenhum comentário:

Postar um comentário